quarta-feira, 20 de agosto de 2008


Oi gente!
Hoje é a primeira vez que escrevo por aqui, e venho também indicar uma leitura fascinante e envolvente!
Quando Nietzsche chorou, de Irvin D. Yalom, é um livro instigante, que retrata um encontro fictício entre Josef Breuer, um dos pais da psicnálise, e o filósofo Friedrich Nietzsche, que está vivendo uma crise existêncial e uma depressão suicida.
Josef Breur, aplicando seu novo método de "terapia através da conversa",cura uma de suas paciente, atraindo muitos olhares para sua nova tática para a cura da depressão. Ele cita muitas vezes o "desespero"como fonte de muitos problemas humanos.
Uma amiga de Nietzsche escreve para Breuer pedindo-lhe que ajude a tratar a depressão suicida do amigo, que já tentara tratamaneto com vários médicos e psicanalistas, sem saber que o próprio Breuer sofria de obsessivas fantasias sexuais por uma de suas pacientes.
A trama revela uma envolvente história que nos leva a entender a mente, destes dois grandes pensadores, e a refletir sobre nós mesmos.
Eles juntos, tentam combater fortes inimigos: a depressão, a solidão interior, a obsessão sexual, a morte e o sentido da vida.
O livro é recheado de conversas, depoimentos e desabafos dos dois, trazendo o leitor para dentro da história e deixando com mais vontade de saber mais.Esses diálogos são vistos como precursores da Psicologia e da Psicnálise.
Sigmund Freud é um dos discipulos de Breuer, e tem uma participação fundamental no enredo, ele é uma espécie de aconselhador e torna-se amigo e confidente do renomado médico.
Não deixem de ler!!!
É realmente muito bom!
Grande abraço a todos e se divirtam com as indicações!

Fernanda

Um comentário:

MENGELUXOS disse...

Massa Fernanda..esse livro realmente é excelente!!! Caso vc se interesse mais sobre o assunto de psicanálise, posso te recomendar mais algumas leituras. Valeu pela participação!!!