quinta-feira, 14 de agosto de 2008

E mais uma

Bem, aqui venho eu, mais uma vez enchendo o saco com minhas dicas de leitura..hehehe..bom, espero que gostem. O livro recomendado é uma leitura de alta relevância no estudo do comportamento humano, e essencial para melhor compreensão de nosso público alvo, a população. Citado nas aulas tanto de Filosofia quanto nas de Sociologia, Charles Darwin e seu trabalho são dignos de reconhecimento, o que se torna possível de maneira bem clara e intrigante no livro "A expressão das emoções no homem e nos animais".

A percepção de faces e de expressões faciais é um processo complexo e de significância vital no convívio do ser humano, é através de tais processos que se torna possível reconhecermos nossos familiares, amigos, companheiros e conhecidos, e ainda mais importante, através destes processos recebemos uma primeira informação do contexto em qual a pessoa se encontra em um determinado momento. As faces além de prover informações distintas sobre a identidade da pessoa, sua idade, sexo, também provem informações relacionadas às emoções, como confiança atração direção do olhar e intenções de outras pessoas.
No livro de Darwin, algumas bases cientificas e teóricas são apresentadas com o intuito de explicar a maneira com que adquirimos a habilidade de nos expressar através da face. Por meio da observação empírica, da analise de estudos de outros profissionais que contribuíram de maneira significativa para a área e até mesmo da descrição de experiências próprias, Darwin defende a idéia de que algumas de nossas expressões de emoção são heranças deixadas por nossos antepassados primitivos e que conforme a evolução nos foram passadas. São descritas varias situações onde é possível reconhecer pontos comuns nas expressões dos animais e de humanos quando representado as mesmas emoções e sentimentos, através da análise do movimento de certas musculaturas faciais e de movimentos corporais voluntários e involuntários dos animais. Remetendo a discussão travada na aula de Sociologia da semana passada, sobre as habilidades inatas e adquiridas, o livro trata deste assunto com maestria, dando exemplos que podemos observar no nosso cotidiano, e ressaltando a importância de compreendermos estes processos, e assim podermos reconhecer a importancia deles em nosso comportamento.

por Eduardo



Desta vez infelizmente não conseguirei disponibilizar o livro pelo blog, mas quem estiver interessado pode me pedir o livro emprestado, ou até mesmo tirar xerox.

Nenhum comentário: